Hey tiago! Espero que esteja tudo bem pelo brasil. Tive oportunidade de estar aí há pouco tempo numa digressão com uns amigos e isso é fantástico, pelo menos Mato Grosso do Sul que foi onde estive. Tens de ter atenção aos cogumelos do género amanita. São cogumelos totalmente legais por aqui, e qualquer um pode cultivar e comer. A apanhar "debaixo dos pinheiros" existe o risco que os amanitas sejam de espécies venenosas e mortais como são falóides ou verna. Os alcalóides presentes nestes cogumelos não estão quimicamente relacionados com os presentes nos psilocibes cubensis ou lanceata. Os alcalóides psicadélicos (talvez mais delirantes que psicadélicos) são o muscimol e o ácido ibotenóico embora a principio se pensasse que fosse a muscarina a responsável pelos efeitos psicadélicos. No entanto este alcalóide que é a muscarina é o principal alcalóide presente nestes cogumelos tipicamente "vermelhos com pintas brancas" como nos desenhos animados. A muscarina é agonista dos receptores de acetilcolina no organismo. Por isso tem obviamente efeitos colinérgicos (suores, aumento da salivação, de todas as secreções em geral, baixa a pressão sanguínea e isso leva ao cansaço e ao sono). O muscimol e o ácido ibotenóico na minha opinião são mais delirantes do que psicadélicos. Em doses elevadas (muito variável de pessoa para pessoa...fica atento) provoca brotes maníacos, alucinações severas e loucura total, sem dúvida que não têm a magia da psilocibina, eu acho estes cogumelos bem mais parecidos em efeito com espécies de Datura que contêm escopolamina/atropina/hiosciamina. Não gosto muito de falar de experiências...aqui na internet. Mas é sempre um gosto partilharmos informação.
Existe um montão de livros em que podes aprender a distinguir os amanitas.
"Em nós seres humanos a sabedoria não ocupa espaço. Podemos viajar pela terra, pela água e no futuro pelo espaço" Democritus de Abdera 370 a.c.