Quoi de neuf ?

Bienvenue sur Psychonaut.fr !

En vous enregistrant, vous pourrez discuter de psychotropes, écrire vos meilleurs trip-reports et mieux connaitre la communauté

Je m'inscris!

Alucinogénicos, espiritualismo, e criatividade

hajile

Neurotransmetteur
Inscrit
14 Fev 2005
Messages
42
Oi :grin:

Gostava de saber a vossa opinião relativamente à combinação do uso de alucinogénios e a prática de religião/ espiritualidade/ arte.

1) Alguém aqui encontrou nas drogas alucinogénicas uma espécie de apoio, ou ferramenta, a ser utilizada em combinação com as vossas crenças espirituais/filosóficas?
Por exemplo, se o facto de tomar drogas alucinogénicas facilita ou aumenta a progressão/ desempenho na prática do Yoga. Ou o contrário, se o facto de praticarem Yoga, vem de alguma forma contribuir para aumentar a gratificação espiritual, ou esclarecimento mental no uso destas drogas. Tou a usar o Yoga apenas como um exemplo, podia usar Budismo, Cristianismo etc., apesar de o Yoga não ser uma religião.

2) Sentem que a vossa criatividade aumenta durante as vossas experiências alucinógénicas? Se sentem uma certa necessidade de se expressarem através de mecanismos artisticos (música, pintura, desenho, escrita etc.)? A criatividade para mim, é um caminho com dois sentidos, tanto pode servir para criarmos, como para compreendermos e sentirmos outras criações. (mundo interior/ mundo exterior) Sentem isso? Um aumento de compreensão e sensibilidade do mundo exterior?

3) Acham possivel uma pessoa sem quaisquer crenças espirituais, altamente materialista, desprovida de qualquer tipo de necessidade criativa, e de certa forma insensível, (politicos, empresários por ex.), ter alguma forma de vantagem em usar os Alucinogénios? Será possivel que o seu uso tenha efeitos negativos nessas pessoas?

Obrigado

:computer:
 

esin

Elfe Mécanique
Inscrit
1 Nov 2004
Messages
318
1) Sou bastante céptico quanto à religião. Acho posso ser considerado agnóstico a nivel espiritual.
Quanto ao uso de drogas psicadélicas, à excepção de salvia, até agora nenhuma me deu uma experiencia espiritual per se.

Já me deram sim, transcendentais, filosóficas e de descoberta de mim próprio.

O facto de usar estas drogas contribuiu sem duvida nenhuma para o meu crescimento pessoal. Contribuiu sem duvida para passar de ateu para agnóstico. E contribuiu muito (acho eu) para uma visão mais objectiva do mundo.

Quanto à salvia, ela mostrou-me de alguma forma um ser que nós não vemos no dia a dia. Se ele existe mesmo ou se é mera alucinação, não sei (para mais detalhes vê o topico 'Salvia Divinorum - realidade ou ficção?')

2) Sinto que a minha creatividade (no sentido de capacidade de criação) e a própria necessidade de criação aumenta muito durante e nos tempos a seguir a uma experiencia psicadélica.
Esse aumento da capacidade creativa manifesta-se quer em termos de escrita, quer em termos de musica, quer em termos de desenho.
A necessidade creativa em si manifesta-se sobretudo em termos de musica.

Sem duvida que a minha compreensão da arte aumentou bastante. Agora a interpretação de arte é sempre algo de muito subjectivo. Pelo menos deram-me maior capacidade de ver para alem do óbvio.

3) Em primeiro lugar não tenho preconceitos contra uso recreativo, desde que responsável. Por essa via acho que pelo menos diversão eles podem ganhar.

Por outro lado, penso que estas substancias têm uma enorme capacidade de mostrar ao utilizador aquilo que é verdadeiramente importante na vida.

E acredito que elas o mostram a toda a gente, materialista ou não; quer usados por motivos espirituais/filosóficos ou meramente recreativos.

A questão está em saber como o utilizador integrará a experiencia.
Será que vai acreditar plenamente no que 'viu' (o que é demasiado ingénuo EMO)?
Será que vai dizer 'isto foi total e completa alucinação, nada disto se aplica à vida real' (o que é demasiado ingénuo e 'cego' EMO)?
Ou será que vai ponderar no que se pode aplicar; o que pode melhorar a sua vida e o seu conhecimento?

Penso que estas drogas têm o poder de mudar qualquer pessoa, desde que ela esteja disposta a aceitar os ensinamentos que elas tenham para dar.
Apesar disso, as mensagens dos psicadélicos devem, EMO, ser tomadas com alguma distancia e ponderação.

Nota: EMO = em minha opinião.
 

alice

Holofractale de l'hypervérité
Inscrit
9 Juil 2003
Messages
1 246
1)
sim, as drogas alucinógenas ajudam a clarificar os sentimentos, as ideias, os pensamentos

2)

ui, sem dúvida, abre-se uma "janela", descobre-se outro mundo, outras percepçoes, eu e uma amiga começámos a cantar uma frase normal "o que é que tás a fazer?" e a outra respondia "tou a pentear o cabelo' e fizemos uma cançao muito cheia de ritmo durante muito tempo com estas duas frases e sentimo-nos muito bem com isso.
isto é só um exemplo, o da minha amiga, mas há muitos mais, que ficam para sempre, e desenvolvem a criatividade, a descoberta interior, tudo isso


3)

tanto pode ter efeitos negativos (má trip, medo, panico), como neutros (nao sentirem grande coisa), como mudar-lhes a vida e as crenças


estás a pensar dar alguém sem saberem???????

alice
 

Wicca_girl

Neurotransmetteur
Inscrit
29 Déc 2004
Messages
38
sim, ajuda... Fernando Pessoa por exemplo fumava opio... e tantos outros :sunflower:
 

alice

Holofractale de l'hypervérité
Inscrit
9 Juil 2003
Messages
1 246
acho que todos os "artistas" tomavam e tomam qualquer tipo de droga:
van gogh: absinto
pessoa: opio
sa carneiro: idem
beatles: acido, charros, cogumelos, etc
david bowie: heroina
pink floyd: tudo
sex pistols: heroina
kurt kobain: heroina
rolling stones: tudo

etc, etc, etc... :drum:
 
Haut